terça-feira, agosto 09, 2022

Quem é a figura que está na origem do professor Fisális?

Álvaro Viana de Lemos nasceu na Casa do Engenho (Companhia do Papel do Prado – Lousã), no dia 28 de Março de 1881. Aprendeu as primeiras letras com a mãe e, posteriormente, com António Cortês da Fonseca, na farmácia do padre Correia. Tendo frequentado a Escola Conde Ferreira, na Lousã, entra na Universidade de Coimbra, onde cursa a Faculdade de Matemática.

Fez o curso de Infantaria da Escola do Exército, tinha a frequência de várias instituições culturais de Portugal e da Bélgica e os cursos de Bibliotecário-Arquivista, de Escultura, de Electricidade, de Pintura Decorativa e de Trabalhos Manuais.

Foi professor na Escola Agrícola de Coimbra, no Instituto dos Pupilos do Exército, nas escolas normais de Lisboa e Coimbra, na Tutória da Infância e na Escola do Magistério Primário de Coimbra.

De 1907 a 1927 fez várias visitas de estudo a estabelecimentos educativos de Portugal e do estrangeiro, tendo trabalhado activamente no espírito do movimento chamado “Escolas Novas”.

Colaborou em várias revistas e jornais nacionais e estrangeiros. Publicou, entre outros livros: “trabalhos Manuais Educativos”, “O Escutismo na Educação”, “A Modelação Escolar”, “A Educação Nova no Congresso de Lucarno” e “A Lousã e o seu Concelho”.

Dominava várias línguas, entre as quais o francês, o alemão, o italiano, o grego e o quimbundo.

Aos 80 anos, frequentava o Instituto Alemão e a Casa da Inglaterra.

Possuidor de um conhecimento profundo sobre a Lousã, desenvolveu um papel cultural em várias instituições, de que são exemplos: a fundação do Museu Municipal, posteriormente denominado Museu Municipal da Lousã Prof. Doutor Álvaro Viana de Lemos, e o desenvolvimento da Biblioteca Municipal, que teve, pela primeira vez, na sua direcção, um especialista com o curso de Bibliotecário-Arquivista.

Faleceu em Coimbra, a 21 de Agosto de 1972, com 91 anos.

Sem comentários: